Porquê começar a aprender Inglês desde os 3 anos?

Português, Portugal

As crianças mais pequenas são curiosas por natureza e necessitam de ambientes seguros e saudáveis para aprender. O Pingu’s English baseia a sua metodologia em redor do dia-a-dia da família do Pingu. Tal como o seu filho(a), o Pingu é uma criança, por esse motivo é fácil identificar-se com ele!

A linguagem falada acontece naturalmente, antes de aprender a ler e escrever, por esse motivo a aprendizagem de uma nova língua a partir dos 3 anos, só irá reforçar e fornecer as bases para as fases seguintes da leitura e escrita. É uma idade onde é tudo muito mais informal, a criança não é forçada nem há pressão por parte dos professores e pais para atingirem e visualizarem rapidamente resultados. As crianças aprendem e absorvem aquilo que ouvem à sua volta, observam as expressões e os estímulos de quem as rodeia.

As crianças pequenas, estão sempre dispostas a aprender através de experiências divertidas e interessantes que reconhecem do seu ambiente familiar e meio envolvente, através de livros com imagens, músicas, rimas e atividades. Enquanto brincam memorizam, utilizando muitas vezes a repetição como estratégia para uma aprendizagem.

Ao contrário dos jovens e dos adultos, as crianças, não aprendem uma nova língua de uma forma consciente. Têm a capacidade de imitar sons, tal como o fazem para aprender a língua materna, utilizando as mesmas estratégias de uma forma inata, mas para elas, a vantagem é que não existe ainda a noção da dificuldade, é uma aprendizagem natural e ao mesmo tempo uma descoberta, no Pingu’s English as crianças não se apercebem que estão a aprender duas línguas, mas sim a aprender novas palavras que falam de temas que já conhecem. As crianças entendem que existem vários “sons/nomes” para a mesma coisa, não identificam isso como uma nova língua, mas sim como uma forma diferente de comunicar o mesmo tema.

No Pingu’s English os pais, são essenciais para motivar e ajudar seus filhos a aprender, principalmente na influência das atitudes perante uma nova língua e uma nova cultura. À semelhança da língua mãe que adquirem naturalmente, as crianças precisam sentir que estão a fazer progressos e de receber como elogios pelo seu desempenho, pois a partir de uma certa idade, a capacidade da criança aprender uma nova língua de forma inconsciente, diminui.

No Pingu’s English as atividades em sala são variadas e adaptadas a todos os estilos. Existem vários “espaços de trabalho”, divididos por vários momentos durante a aula, o que torna a aprendizagem bastante dinâmica e apelativa, permitindo às crianças experienciar várias formas de trabalhar o que aprenderam, quer seja através exercícios, músicas, pintura, vídeos ou jogos.

Para qualquer atividade, são definidos objetivos e metas específicas, pois assim, são estimuladas a aprender demonstrando maior interesse e envolvimento na atividade.

O Pingu’s English foi desenvolvido pelo Grupo Linguaphone, uma metodologia adaptada a idades desde os 3 aos 7+, composto por 3 níveis. Recentemente, foi lancado um novo curso que complementa os 3 níveis já existentes, desenvolvido para preparar o exame de Cambridge English: “Young Learners” (YLE). Este exame é especialmente destinado a crianças do ensino primário e preparatório, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR). Todas as crianças que realizarem este exame recebem o certificado, reforçando a sua motivação para a aprendizagem da língua Inglesa e preparando-as para o futuro.

Venha experimentar uma aula numa das nossas escolas: Famalicão, Coimbra, Figueira da Foz, Fernão Ferro (Arrábida) e Montijo.

Publicado em: 
02/21/2014