Estudo sugere que bilíngues são mais atentos.

Indefinido

Pingu's English - Bilíngues são mais atentosInvestigadores da Universidade de Granada, em Espanha, constataram que as pessoas bilíngues não têm apenas vantagens no que concerne à facilidade em comunicar em dois idiomas, mas também no que respeita à capacidade de atenção e memória.

Pedro Macizo Soria e Teresa Bajo Molina chegaram a essa conclusão depois de realizarem estes com pessoas bilíngues em espanhol e inglês e que, como tal, tinham alto conhecimento de ambas as línguas e usavam-nas frequentemente.

Foram feitas várias provas -  legendar desenhos, ler, traduzir frases -, cujo tempo de realização foi medido, tal como a actividade cerebral.

Os resultados mostraram que as pessoas bilíngues activam os dois idiomas em simultâneo, mesmo em situações em que apenas um é necessário. De forma a resolverem esse “conflito” e seleccionarem a língua indicada para o momento, é necessária a actuação de  um mecanismo que decorre na área pré-frontal do cérebro e que inibe o idioma que não é ideal para o contexto.

Este processo comprova, segundo os investigadores, que é possível ignorar uma informação interna. 

O estudo acrescenta ainda que os bilíngues utilizam mecanismos de atenção muito mais vezes do que os monolíngues e são capazes de trabalhar melhor em situações em que estão sujeitos a distrações e de tomar melhores decisões.

O caso dos intérpretes difere desta situação, pois estes são obrigados a utilizar duas línguas as mesmo tempo durante o trabalho. O estudo indica que  estes profissionais realizam um grande  esforço cognitivo, o que faz com que o cérebro aja de forma diferente, dependendo da experiência da pessoa.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47102&op=all

Publicado em: 
07/11/2012